E-mail
rlmarcon@usp.br
Telefone/Teléfono
55 16 3315-4479
Titulação/Titulación
Doutor
Universidade/Universidad
USP
País
Brasil
Instituição onde trabalha/Institución donde trabaja
Universidade de São Paulo
Sigla da instituição/de la Institución:
USP
Faculdade (Facultad)/ Escola(Escuela)/ Instituto
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
Departamento ou órgão/ Departamento u órgano
Economia
Área de atuação/ Área de actuación *
História EconômicaHistória DemográficaEconomia
Pesquisas em andamento / Investigaciones en curso
Desenvolvimento Financeiro BrasileiroObjetivo: A expansão do crédito foi uma das condições essenciais para a retomada do crescimento nos últimos anos. Além da estabilidade dos preços, as mudanças institucionais constituíram alavancas fundamentais para a elevação do crédito. Ao longo do século XX verificamos várias formas de estruturas financeiras operantes na economia brasileira com resultados bastante distintos. A conjugação de estabilidade com medidas institucionais condicionaram o crescimento em vários momentos. As reformas introduzidas pelo governo militar após o golpe de 1964 determinaram as bases do sistema financeiro nacional atual por meio da criação do Bacen, indexação, segmentação e, posteriormente, incentivos à conglomeração bancária. Até aquele momento a atrofia do sistema financeiro pela dificuldade do convívio com inflação elevada produziu operações de curto prazo, restringindo a própria capacidade de financiamento mais a longo prazo do setor público e privado. As medidas institucionais concretizadas para minimizar a grave crise do início da década de 1930 mantiveram-se operantes até 1964, como a lei da usura e o fim da cláusula ouro. Todavia, anteriormente aos anos 1930 existia um sistema financeiro bastante atuante em prazos mais longos, por meio de instituições nacionais e estrangeiras, que não se limitavam aos bancos. Na segunda metade do século XIX, um conjunto expressivo de reformas institucionais possibilitou a expansão do crédito e do sistema financeiro, como a do código comercial (1850), hipotecária (1864), bancos de crédito real (1875) e das sociedades anônimas (1890). Destacamos a legislação hipotecária de 1864, pois aos poucos permitirá a expansão dessa espécie de crédito, não apenas por meio das instituições bancárias. Apesar da crise do Encilhamento na passagem do século XIX para o XX, o crédito hipotecário e o mercado de capitais constituíam formas importantes de financiamento a prazos mais longos do setor imobiliário e industrial na primeira metade do século XX..Palavras-chave: Crédito Hipotecário, Bancos, capitalistas, Caixa Econômica.
Órgãos financiadores/patrocinadores de suas pesquisas / Órganos financiadores/patrocinadores de sus investigaciones
Fapesp, CNPq e IPEA, Brasil
Publicações/Publicaciones
CORTES, GUSTAVO S. , MARCONDES, RENATO L. , DIAZ, MARIA DOLORES M. . Mortgages for machinery: credit and industrial investment in pre-World War I Brazil. Financial History Review, v. 1, p. 1-22, 2014.MARCONDES, Renato Leite , OLIVEIRA, Jorge Henrique Caldeira de . TROCANDO DE MÃOS: O MERCADO DE IMÓVEIS RURAIS EM RIBEIRÃO PRETO (1874-1930). Economia e Sociedade (UNICAMP. Impresso), v. 22, p. 263-285, 2013.MARCONDES, Renato Leite . O mercado brasileiro do século XIX: uma visão por meio do comércio de cabotagem. Revista de Economia Política (Impresso), v. 32, p. 142-166, 2012.MARCONDES, Renato Leite . A estrutura fundiária e cafeeira de dois municípios do oeste paulista: Campinas e Ribeirão Preto no início do século XX. Revista de Historia (USP), v. 0, p. 403, 2011.LEITE MARCONDES, RENATO . Fontes censitárias brasileiras e posse de cativos na década de 1870. Revista de Indias, v. 71, p. 231-258, 2011.MARCONDES, Renato Leite , HANLEY, A. G. . Bancos na transição republicana em São Paulo: o financiamento hipotecário (1888-1901). Estudos Avançados (USP. Impresso), v. 40, p. 103-131, 2010.
Revistas em que participa como membro de comitê cientifico / Revistas en que participa como miembro de comitê cientifico
História Econômica & História de Empresas
HTTP://
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4790015A9
http://www.abphe.org.br/
Grupo de Pesquisa da História da Economia Cafeeira do CNPq
Permissão
Aprovado